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Golpistas utilizam diversas estratégias e discursos convincentes para tirar vantagem das pessoas, causando prejuízos financeiros; veja dicas para se prevenir
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Golpes e fraudes digitais estão cada vez mais comuns e elaborados. Entender quais são esses golpes e como eles funcionam é essencial para saber como se prevenir. A seguir, veja quatro dos golpes mais comuns e dicas de como se proteger.
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Criminosos entram em contato informando um problema em um banco ou empresa com a qual a vítima tem um relacionamento e indicam número 0800 falso. Quando a vítima liga para o número, tentam obter dados, vantagens financeiras ou acesso ao celular da vítima.
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Bancos nunca ligam para o cliente pedindo senha ou número do cartão, nem pedindo para realizar transferências. Sempre desconfie: nunca forneça nenhum tipo de informação, desligue o telefone e use outro dispositivo para entrar em contato com a empresa ou instituição, nos canais oficiais de atendimento.
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Criminoso usa foto da vítima em um perfil de WhatsApp com número desconhecido e envia mensagens aos seus contatos tentando obter vantagens financeiras. Muitas vezes, o criminoso que se passa pela vítima inicia a conversa falando que trocou de telefone e este é seu novo número.
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Oculte a foto de perfil no WhatsApp para quem não for contato e tome cuidado com fotos postadas em redes sociais (que os criminosos poderiam usar). Nunca adicione novo contato sem antes confirmar a sua identidade - caso receba mensagens de conhecidos pedindo dinheiro, confirme a identidade com ligação de voz ou de vídeo ou, se possível, em encontro presencial.
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Golpista se passa por funcionário do banco em ligação e diz que o cartão foi fraudado. O falso funcionário pede que o cartão seja cortado, preservando o chip, e solicita a senha. Ele informa que o cartão será retirado na casa do cliente por um motoboy. Mesmo cortado, o cartão ainda pode ser usado para fazer transações, pois o chip está intacto.
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Ao receber esse tipo de ligação, tente manter a calma e ligue imediatamente para o banco, de preferência de um outro dispositivo. Não entregue nada para ninguém. Os bancos nunca pedem o cartão de volta nem mandam portadores para buscá-lo.
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Fraudadores induzem a vítima a clicar em links maliciosos, enviados por e-mails, SMS, aplicativos de mensagens ou redes sociais, para tentar roubar senhas e dados pessoais. O mais comum são e-mails falsos alegando haver problemas na conta do banco. Os e-mails também podem pedir para a vítima instalar um falso “novo software de segurança”, que acaba infectando o computador.
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Nunca clique em links recebidos por e-mail, SMS, Whatsapp, redes sociais, etc. Use sempre sites conhecidos, digitando cuidadosamente o endereço correto na barra do navegador. Use um sistema operacional e antivírus originais e os mantenha sempre atualizados. Nunca repasse códigos recebidos a ninguém, nem por ligação nem por mensagem.
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Quer saber como se proteger de vários outros golpes, incluindo o da mão fantasma?
Jessica Brasil Skroch